Native

Como ser um profissional do design mais produtivo?

Viagens no tempo ainda não são exatamente possíveis, mas apostamos que muitos profissionais criativos já se sentiram em um filme de ficção científica, atravessando passagens temporais sem se darem conta.

Não está entendendo onde queremos chegar? É simples! Pense na seguinte situação: você começa as suas atividades na empresa bem cedo, por volta de 8h, para dar conta de realizar todas as tarefas urgentes daquele dia. De repente, você confere o relógio e já está na hora de almoçar. Mais um olhar de relance e são 16h. Pega o celular que está no bolso e a primeira coisa que chama a sua atenção (e reforça seu desespero) são as horas no visor: 19h e o dia acabou.

Essa situação definitivamente não é incomum nas empresas. Pessoas que, como os designers, precisam lidar com deadlines e ter ideias criativas com frequência podem não dar conta de lidar com a quantidade de tarefas diárias ou acabar procrastinando. Quando menos se percebe, o expediente termina e a sensação é de não ter conseguido entregar o que era preciso.

No design, produtividade é essencial para entregar projetos relevantes. E não pense que ser produtivo é fazer um número enorme de demandas em um período curto de tempo! Estamos falando aqui de trabalhar de maneira inteligente, executando as tarefas certas, dentro do tempo certo.

Se você quer que isso se torne realidade no seu cotidiano profissional, confira agora as nossas 5 dicas para ser um designer mais produtivo!

1. Planeje o seu dia com cuidado

Algumas pessoas ainda não valorizam as listas tanto quanto deveriam, mas elas são extremamente úteis para organizar as tarefas da semana. Uma dica é ordenar as demandas por ordem de prioridade: aquilo que for mais urgente e importante precisa sempre aparecer no topo. Além disso, as atividades que demandam mais energia podem ser feitas na parte da manhã, quando você estiver mais descansado e disposto.

Outro recurso bastante útil são os post-its. Lembretes e deadlines que você simplesmente não deve esquecer podem ser pregados na tela do computador para ficarem constantemente no seu campo de visão.

NOV - 06-11 - IMAGEM 2

2. Comece com as coisas pequenas

Quem disse que os passos mais largos devem ser tomados primeiros? Assim como Roma não foi construída em um dia, você não precisa finalizar uma tarefa grande de uma vez, começando com as atividades que exigem mais. Pense nas menores coisas que você pode fazer para adiantar o projeto e foque nelas em um primeiro momento. Pequenos progressos contam muito nessa hora para ajudar a sua produtividade.

E não tente ser multitarefa: o mais recomendado é se concentrar em uma coisa por vez para manter a qualidade das entregas.

3. Faça pausas de vez em quando

Designers trabalham bastante com telas de computadores, então é altamente recomendado tirar os olhos delas por alguns instantes durante o dia. Pesquisas mostram que fazer intervalos a cada 90 minutos de tarefas pode ser mais benéfico do que se concentrar em algo até o fim do dia, ininterruptamente. As pausas aliviam o estresse, elevam a concentração e garantem que você será mais criativo.

Por isso, levante da cadeira, beba água, converse com os colegas sobre assuntos do cotidiano ou simplesmente caminhe até a cafeteria mais próxima. Dê a você 5 minutos de recompensa e os processos começarão a fluir melhor.

Uma sugestão: pegue um papel e desenhe algo. Pode ser qualquer coisa, desde que distraia você das demandas!

NOV - 06-11 - IMAGEM 3

4. Crie hábitos para melhorar a produtividade

Acredite: sua produtividade também pode aumentar com mudanças fora do ambiente de trabalho. Vários especialistas recomendam atitudes que fazem bem para corpo e mente, e impactam a sua rotina profissional. A meditação, por exemplo, é recomendada por vários deles para melhorar a concentração e diminuir a ansiedade.

Uma boa noite de sono é positiva para o humor, memória e raciocínio, e caminhadas matinais estimulam ideias novas. Além disso, reserve um tempo do seu dia para relaxar lendo um livro ou vendo algum episódio da sua série favorita.  

5. Treine o olhar para ver sempre o lado positivo das coisas

Nossa última dica é: não subestime a importância da positividade! De modo geral, ter um estado de espírito otimista deixa uma pessoa mais feliz e a ajuda a encarar desafios e imprevistos de maneira mais produtiva. Lembre-se de que não existem problemas impossíveis de serem solucionados, e que o trabalho até pode ser estressante, mas é você que escolhe como lidar com isso.

Para o psicólogo Shawn Achor, em seu divertido TED Talk, a felicidade é uma das principais inspirações para a produtividade:

 

Todas essas dicas são simples e podem ser facilmente colocadas em prática. Aposte em pequenas mudanças e você verá que o seu desempenho criativo ficará muito melhor!

Translate »