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Menos é mais! A simplificação no design de embalagens

Você deve concordar com a gente: o excesso de informações é uma das principais características da época em que vivemos. São tantos textos, áudios, fotos e vídeos que é difícil não ter a impressão de que, em algum momento, vamos ficar perdidos no meio disso tudo. A quantidade de conteúdo e informação visual é tão grande que, quando vemos alguma coisa mais simples e clean, temos o nosso olhar rapidamente atraído em função desse contraste.

Não é à toa que a simplificação surge como uma ótima alternativa para os dias de hoje, principalmente em um contexto onde a comunicação precisa ser, preferencialmente, curta, rápida e convidativa. No setor de embalagens, o design simplificado é, inclusive, uma das principais tendências para 2019, exatamente por sua eficiência em passar as mensagens de forma clara e direta.

 

Perdendo o medo da simplificação

É natural pensar que, ao simplificar o design de uma embalagem, informações importantes vão ficar de fora. E isso acontece realmente. Algumas coisas são retiradas, mas a ideia é justamente reunir apenas o essencial para deixar a embalagem com o aspecto mais clean possível. Também é importante lembrar que falar e mostrar demais pode ter o efeito reverso e acabar transmitindo a sensação de que algo está sendo escondido pela empresa.

No setor de beleza e cuidados pessoais, as embalagens simplificadas costumam chamar a atenção, porque passam a ideia de que o produto é de qualidade superior – o que é uma estratégia muito bem-vinda nesse ramo.

Um exemplo disso vem da Natura, que investe bastante em uma comunicação mais direta nas suas embalagens. A linha de cremes hidratante Tododia ganha destaque em função de sua estética visualmente limpa e agradável – que pode ser associada na mente do consumidor com um produto que vale a pena ser adquirido.

todo dia

A estética minimalista na tecnologia

Se existe um setor que conseguiu aproximar com sucesso a simplificação com a sofisticação foi o setor de tecnologia. A estética minimalista, em que prevalecem cores mais claras e tipografias “confortáveis” aos olhos, é bem característica desse mercado.

Também é curioso notar que a aparência simples, tanto dos equipamentos quanto das embalagens, não comprometem em nada o conceito do produto. Na verdade, enfatizam sua qualidade e complexidade.

Sabe aquela ideia de “é melhor mostrar do que falar”? É por aí. E um ótimo exemplo disso vem da Apple. Ela foi uma das responsáveis por emplacar de vez o conceito de design simplificado na tecnologia, dispensando comentários sobre seu sucesso – tanto em relação aos produtos quanto à sua estética.

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Simplificação em embalagens de alimentos

Se você pensa que investir em uma estética mais simples pode ser arriscado no setor de alimentos, fique sabendo que não tem nada disso. Caso a aplicação esteja bem feita e condizente com os valores e estratégias da marca, a simplificação pode ser uma ótima forma de garantir mais diferenciação e destaque nos pontos de venda.

Quer um exemplo? A marca de gelatos Diletto transmite o conceito de qualidade e sofisticação de seus sorvetes por meio da estética minimalista nas embalagens. A cor e os espaços “vazios” prevalecem mais do que outras informações textuais e o logotipo, enquanto a aparência clean gera um contraste positivo para a marca quando colocada em meio a outros produtos. Sem falar no aspecto artesanal e convidativo que os sorvetes ganham em função desse design.

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Como você pôde perceber, uma marca pode ter uma série de vantagens se investir em um design simplificado. Afinal, uma comunicação direta e com apenas o necessário já é uma realidade de sucesso nos mais diversos setores. Vale a pena experimentar, concorda?

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