Estratégia de Marca
Expressão de Marca
Cultura de Marca
Inovação

O que fazemos

Essência criativa com consciência de negócio

Levamos a criatividade para o centro do negócio
e o pensamento estratégico para o centro da criação.
Buscamos o entendimento com ousadia,
aplicamos conhecimento com liberdade
e devolvemos profundidade com inspiração.

Conseguimos trabalhar assim porque olhamos para as pessoas além das marcas.
Montamos um time diverso, misturamos criativos com clientes
e trazemos vários olhares para a mesma questão.

Entendemos os desafios e aprendemos, juntos, a fazer as perguntas certas.
Então valores se misturam com produtos, sentimentos ganham forma e função.

Criamos uma metodologia para cada tipo de trabalho,
sempre simples, envolvente e inspiradora.
Essa é a nossa garantia de transformar ideias em ação.

Estratégia de Marca

Nossa meta é entender o universo de valor do seu negócio, compreender seu mercado de atuação, quem são os players, e como se constroem suas relações com seus públicos de interesse. Para isso, buscamos uma reflexão sobre o contexto econômico, social, e cultural do seu negócio.

O objetivo é ajudá-lo a repensar a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de sua organização. Com isso, catalisamos a renovação de sua capacidade de gerar valores relevantes para seus clientes e prospects.

Nesta fase, desenhamos, junto com você, um conjunto de diretrizes estratégicas que irão engajar a liderança, motivar suas equipes em viabilizar um projeto orientado ao sucesso.

Pesquisa

Para repensar a lógica de criação, entrega e captura de valor de sua organização, é importante que você tenha acesso a instrumentos avançados, profissionais experientes e metodologias inovadoras de investigação e pesquisa que atendam a cada uma de suas necessidades. A Pande possui, em sua equipe, profissionais habilitados a definir com precisão, dentre as tantas metodologias e processos existentes no mercado, qual a que melhor se adapta a cada situação de projeto. Além de conduzir a realização de pesquisas com sua equipe interna, a Pande mantém sempre parcerias atualizadas com um seleto grupo de Institutos de Pesquisa qualificados para dar suporte neste processo. Faz parte de nosso expertise selecionar, avaliar e qualificar constantemente nosso grupo de parceiros de pesquisa.

Análise de Tendências & Mercado

Repensar a proposta de valor de uma organização exige, em muitos casos, um entendimento mais profundo sobre estilo de vida, comportamento e atitudes de seus públicos de interesse. Nossa equipe pode ajudá-lo nessa busca, fornecendo insights estratégicos sobre as principais tendências de sua categoria. Um olhar sobre as tendências emergentes é sempre um passo fundamental para habilitar sua organização a desenhar as estratégias futuras de seu negócio.

Essência de Marca

A essência de uma marca é uma descrição clara e objetiva sobre os sentimentos que definem ou dão significado à marca na mente do consumidor, garantindo, com isso, sua coerência e relevância ao longo do tempo. A essência da marca é uma declaração que expressa de maneira objetiva seus valores, de forma a conectar os principais aspectos racionais e emocionais da marca.

Proposta de Valor de Marca

A definição da Proposição de Valor da Marca (Brand Value Propostion) é fundamental para que a marca possa ter clareza sobre o benefício emocional* mais importante a ser oferecido. É a expressão sobre sua verdade. Descreve aquilo que a marca pode fazer de mais persuasivo, crível e único, motivo pelo qual ela será escolhida por seus consumidores. Tem como base um profundo conhecimento sobre a empresa e seus consumidores.

* Os benefícios emocionais são sempre mais fortes que os racionais e permanecem únicos por muito mais tempo na mente de seus consumidores.

Arquitetura de Marca

A Arquitetura de Marca é uma forma de organizar o negócio, produtos e serviços de uma marca dentro de um critério. Uma boa Arquitetura de Marca deve organizar a estrutura do portfólio de marcas, especificando os seus papéis, a natureza dos relacionamentos entre elas e os diferentes contextos de produto-mercado. Ela deve gerar clareza, sinergia e alavancagem, combatendo o foco difuso.

Principais benefícios de uma Arquitetura de Marca:

  • Alavanca os equities de cada marca que compõe o portfólio, a força e o valor da marca guarda-chuva;
  • Facilita a introdução de novos produtos e serviços, a partir de um critério claro e objetivo;
  • Otimiza sua estrutura organizacional;
  • Facilita a realização de eventuais fusões e/ou aquisições;
  • Otimiza a estratégia de comunicação da empresa.

Plataforma de Marca

A Plataforma de Marca é a ferramenta que consolida os principais componentes estratégicos da marca. Ela é representada pela definição da essência (sentimento), do posicionamento (espaço na mente) e dos atributos (significados diferenciais), que consolidarão sua Proposta de Valor (oferta de valor da marca), esclarecendo seus diferenciais diante da concorrência e orientando toda sua estratégia de expressões junto aos públicos.

Premissas de uma boa plataforma de Marca.

  • Credibilidade – As pessoas devem acreditar nisto;
  • Relevância – As pessoas devem se importar com a promessa;
  • Unicidade – Poucos poderão verdadeiramente se apropriar disso;
  • Durabilidade – Ela deve ser perene e sustentável ao longo do tempo;
  • Inspiração – Ela deve envolver emocionalmente as pessoas.

Expressão de Marca

Com as principais diretrizes estratégicas para a construção de valor definidas, disponibilizamos, para seu negócio, um conjunto de ferramentas que nos ajudam a traduzir esta estratégia em expressões visuais e verbais, capazes de criar as condições necessárias para que a experiência entre sua marca e seus públicos de interesse seja sempre única, diferenciada e relevante.

Identidade Verbal

As diretrizes do Identidade Verbal da marca são representadas por uma definição clara da estrutura da linguagem verbal a ser utilizada por ela para se comunicar com seus públicos. Quanto mais consistentes e alinhadas com o posicionamento e a essência da marca forem estas diretrizes, mais forte será a marca. Definir as diretrizes de Identidade Verbal permitirá, à sua empresa, fortalecer todas as expressões da marca em todos os pontos de contato e, também, construir um discurso coerente e consistente ao longo do tempo.

Brand Naming

Grandes nomes são fundamentais para grandes marcas.

O projeto de naming é a forma mais eficiente de encontrar os nomes mais adequados para empresas, produtos ou serviços. Um bom nome deve ser efetivo, dinâmico e capaz de absorver e inspirar as principais características diferenciais que a marca busca representar.

Na Pande, unimos a criatividade e a estratégia através de uma metodologia única que se inicia com a definição dos critérios para a criação do nome que irão direcionar o desenvolvimento da marca e que ajudarão nossos clientes a construir uma consciência de marca e um posicionamento vencedores.

Os benefícios de um bom projeto de naming são:

  • Criar diferenciação;
  • Reforçar o posicionamento;
  • Ser inesquecível / inspirador;
  • Criar um percepção positiva.

Identidade de Marca

Normalmente a mais visível expressão de uma “Identidade de marca” é o seu logo. Ele é a assinatura corporativa, o ícone da marca e a bandeira através da qual os clientes realizam negócios com a empresa. Porém uma Identidade de marca não é formada somente pelo seu logo. Um projeto de Identidade de marca considera a construção dos principais equities visuais que ajudarão a construir a Identidade da Marca. São eles: cores da marca, tipografia, estilo fotográfico, elementos gráficos de suporte, etc.

Na Pande, o desenvolvimento de uma Identidade de marca não se inicia até que nós tenhamos consciência de todos os critérios funcionais e de imagem que devem direcionar a exploração do design. A Identidade da Marca deve refletir tanto o posicionamento quanto a imagem de marca desejada.

Look & Feel

Depois de definidos os principais componentes da Identidade da marca, utilizamos a ferramenta de Look & Feel para definir como estes elementos devem trabalhar articulados para construir, de forma sinérgica, a imagem de marca desejada e os equities visuais.

Design Estrutural

O desenho estrutural de uma embalagem é uma ferramenta de diferenciação incomparável. Na Pande, combinamos soluções técnicas, funcionais e de experiência para desenhar embalagens tridimensionais que posicionem os produtos de nossos clientes sempre um passo a frente. Em projeto de Design Estrutural, um dos pontos cruciais é a compreensão de que a interação físico-emocional é responsável por construir uma experiência decisiva para o consumidor.

Design Gráfico

Na Pande, acreditamos que as marcas merecem construir histórias únicas e distintivas. Por isso, nos empenhamos em contar essas histórias através de suas expressões visuais que são transmitidas através do design gráfico em diversos pontos de contato como:

  • EMBALAGEM – Uma boa abordagem faz seu produto praticamente pular para dentro do carrinho do consumidor. Justamente por isso, ela deve ter e expressar uma personalidade única que diferencie da concorrência expressando a essência da marca.
  • COMUNICAÇÃO COM O TRADE – O sucesso de um novo produto pode ser otimizado com boas ações capazes de envolver o Trade e dar suporte à equipe de vendas na comunicação de lançamentos.
  • EDITORIAL – Aliado ao tom de voz da marca, as peças de editorial (folheteria / catálogos / manuais / malas diretas), são responsáveis por estabelecer um diálogo direto com os públicos da marca.
  • COMUNICAÇÃO CORPORATIVA – Prestações de contas também devem carregar o DNA da marca, transmitindo seus valores para o mercado através dos relatórios anuais, de sustentabilidade etc.
  • COMUNICAÇÃO DE ENDOMARKETING – A disseminação da cultura da marca é transmitida através das ações de comunicação interna, que devem ter a linguagem da marca muitas vezes um pouco distintas da linguagem utilizada para outros públicos.
  • APLICAÇÕES DIVERSAS – Para tornar a identidade da marca consistente, é importante que todas as peças de comunicação expressem seu look and feel desde uma simples caneta até sua frota de veículos (frota / papelaria / itens de escritório / uniformes / brindes / etc.).

Live Marketing

O Live Marketing remete às atividades de trade e marketing que proporcionam interlocução viva entre marcas e pessoas provocando uma compreensão diferenciada de produtos, serviços e branding.

Este tipo de ação promocional estimula e provoca através de experiências sensoriais uma relação direta entre consumidor e produto, gerando maior engajamento, envolvimento e impulso nas vendas.

O alinhamento de campanhas off e online dão suporte para ao desenvolvimento e planejamentos tático e estratégico de projetos para:
-Ambientação no PDV
-Projetos Estruturais, Store in Store e Gerenciamento por Categorias
-Campanha de Incentivo
-Promoção

Ambientação e Sinalização

Através de um pensamento investigativo, analítico e estratégico exploramos as melhores possibilidades e criamos projetos de Ambientação e Sinalização orientados pelos valores das marcas. Nosso processo é projetado para “provocar” e criar novas perspectivas para o seu negócio.

Nossa meta é tornar o contato do público com a sua marca uma experiência relevante, geradora de conexão e de identificação imediata. Para atingir este objetivo, reunimos uma equipe multidsciplinar capaz de examinar seus desafios e buscar soluções criativas de melhor custo para personalizar espaços de Varejo (lojas, estandes, shopping centers, quiosques), Corporativos (escritórios, showroom, edifícios empresariais, fábricas, hospitais) ou Insitucionais (museus, exposições, parques).

Nossos arquitetos e designers cuidam do projeto do início ao fim, desde a concepção dos espaços até o acompanhamento da execução e instalação daquilo que foi projetado, buscando sempre os menores custos de implementação e as soluções de menor impacto para o meio ambiente.

Cultura de Marca

A cultura de uma marca é o veículo através do qual os colaboradores de uma organização podem efetivamente gerar valor aos acionistas, vivendo os valores da marca, resolvendo problemas e tomando decisões a fim de entregar aos clientes uma experiência marcante e poderosa. Uma marca, para ser relevante e sustentável no longo prazo, deve funcionar como uma cultura, ou seja, a empresa deve determinar com clareza a visão de mundo em que acredita e então agir de acordo com ela. Tudo o que a empresa fizer, cada produto ou serviço que oferece, cada declaração pública, política interna ou memorando, cada decisão de negócio deve ser congruente com essa visão de mundo.

Para auxiliar nossos clientes na implantação de uma Cultura de Marca consistente, dispomos de ferramentas próprias capazes suportar todas sua necessidades.

Ativação de Cultura de Marca

A Ativação de Cultura de Marca não é uma teoria, mas sim um passo natural na evolução das marcas. Acreditamos que após o desenvolvimento de toda estratégia de marca, deve haver uma estratégia de ativação que permite à marca se disseminar por toda a organização. A Ativação de Cultura de Marca pode ser feita em uma série de situações: seja através de seus produtos e serviços, de seus colaboradores, de sua Identidade ou comunicação.

Experiência de Marca

Um modelo de negócio vencedor só se consolida se for capaz de atrair, encantar e criar conexões com seus públicos (clientes, colaboradores, investidores, acionistas, fornecedores etc.) e se dá pelo tipo de experiência que pode ser vivenciada pelo consumidor em qualquer momento de contato com uma marca, desde o mais simples ao mais elaborado.

Para construir uma experiência única e memorável, é necessário compreender o conceito da marca e alinhar as experiências propostas com o DNA e posicionamento da mesma, num processo de “promessa e entrega”.

O objetivo da Pande nesta etapa é auxiliá-lo na construção e manutenção das expressões da marca, pois acreditamos que, com isso, ajudaremos sua companhia a construir uma comunicação consistente, encantadora e sustentável.

Brand Studio

O Brand Studio é uma ferramenta proprietária e exclusiva da Pande que serve para viabilizar o processo de enraizamento cultural dentro de uma organização.

Inovação

Inovação hoje, vai muito além de acesso à tecnologia ou desenvolvimento de produto. Atualmente, passou a ser uma estratégia de negócio para garantir competitividade. Por entender a importância desse tema, auxiliamos nossos clientes a repensar, desenvolver e evoluir seus conceitos ou processos de inovação. Através de ferramentas específicas, desenvolvemos projetos variados para as empresas aplicados a produtos, processos e serviços. Sempre em conjunto com o cliente (processo de co-criação e colaboração) com o objetivo de:

• encontrar soluções criativas, diferenciadas ou inusitadas

• construir valor efetivo para o negócio

• desenvolver e construir cultura de inovação

Brand Innovation

Considerando que a marca e a capacidade criativa e inovadora são hoje os principais fatores de competitividade das corporações, o Brand Innovation é uma metodologia que alinha o desenvolvimento de ideias e inovações com o propósito e posicionamento da marca resultando em soluções pertinentes e relevantes para o negócio e de valor para seus consumidores.

Workshop de Design Thinking

Através da abordagem do design thinking e do conceito de inteligência coletiva, desenvolvemos workshops de co-criação a partir da formação de equipes multidisciplinares para desenvolvimentos de projetos de inovação e/ou capacitação de equipes. O workshop é pensado e projetado para cada cliente e para cada desafio ou problema a ser resolvido.

Entendemos que o design thinking é a forma de abordar o problema, e não um template padronizado. Portanto, para cada projeto, desenhamos um escopo e um formato específico.

O objetivo é estimular a construção de uma cultura criativa e o potencial criativo de pessoas para desenvolver novas formas de pensar marcas, problemas, soluções e projetos, obtendo resultados práticos, de alto impacto e, principalmente, inovadores e rentáveis.