Native

Prêmios de design são importantes para a minha empresa?

Vamos começar este texto de forma bem direta: a resposta para a pergunta do título é sim! Ainda que alguns profissionais de empresas de design não deem tanto valor para prêmios – por sentirem que não precisam de aprovação do mercado ou por diversos outros motivos –, a verdade é que vitórias em competições são capazes de trazer uma série de vantagens para um negócio.

Saber aproveitar esses benefícios pode ser um grande diferencial para uma companhia que deseja ter mais destaque. Por isso, no artigo desta semana, reunimos alguns motivos para mostrar a importância das premiações!

Concorrendo a prêmios

Ser reconhecido por outras organizações e ter um trabalho de design vencedor não é questão de ego. Ganhar um prêmio marca que você está no caminho certo, trabalhando naquilo que acredita e impactando positivamente a vida de pessoas. Premiações também são uma forma de registrar na história o que foi tendência em cor, estilo, tipografia e tecnologia, por exemplo, servindo de referência para a nova geração de profissionais da área.

De um ponto de vista mais prático, os prêmios dão a uma empresa reconhecimento e credibilidade no mercado. Isso não só atrai futuros clientes, como faz com que os atuais clientes tenham ainda mais confiança no trabalho dela. Além disso, premiações são capazes de deixar uma equipe extremamente motivada a continuar inovando e com uma sensação boa de que seus esforços estão sendo recompensados.

Elas conseguem ser relevantes até para companhias que não atuam diretamente com o desenvolvimento de projetos de design, mas possuem um time interno de profissionais da área. Nesse caso, ganhar um prêmio ajuda a justificar (e até aumentar) os investimentos financeiros no setor de design.

Projetos realmente inovadores que são premiados ajudam a deixar o mercado ainda mais relevante a cada ano. Eles estabelecem um nível saudável de competitividade criativa entre as empresas e definem critérios de qualidade que outros designers se dedicam a superar.

Participar de premiações demanda tempo e dinheiro, mas elas podem ser oportunidades relevantes de crescimento e de networking, atraindo bons parceiros de negócios e profissionais competentes que desejam trabalhar na sua empresa.

Aproveitando as premiações

Não há fórmula mágica para que um projeto de design vença uma competição. Basicamente, ele precisa partir de uma ideia criativa e original e ser bem executado. Por isso, designers devem ter motivação para buscar algo diferente, focando sempre nas pessoas que serão impactadas pelo trabalho. Caso os prêmios venham, melhor ainda para a empresa.

Se você se interessou pelo tema e acredita que premiações podem ser úteis para o seu negócio, nós temos uma dica ótima. Recentemente, a 8ª edição do Brasil Design Award abriu inscrições para empresas de todo país que quiserem concorrer com seus projetos de design. São 10 categorias e 78 subcategorias que abrangem várias áreas do design gráfico, digital, de embalagem, de produto, de serviço e muito mais. Confira o regulamento da premiação aqui!

Translate »