Vedacit

A Vedacit, empresa líder em impermeabilizantes e com mais de 80 anos de atuação no mercado da construção civil, segue inovando seu portfólio. A Pande atua como um parceiro estratégico de design do Grupo Baumgart há mais de 5 anos, desenvolvendo projetos de branding, arquitetura de portfólio, identidade de marcas e embalagens, campanha de comunicação e materiais de ponto de venda.

CLIENTE

Vedacit

SETOR

Cuidados para a Casa

EXPERTISE

Desafio

Após 3 anos do lançamento da nova marca e do novo conceito das embalagens, a Vedacit tinha o desafio de lançar 5 novos produtos, alguns eram extensões de linhas e outros eram novas marcas cujos nomes e identidade visual precisávamos desenvolver. Nesse processo, devíamos considerar como eles iriam se adequar à arquitetura das marcas já existentes.

 

Todos os produtos a serem lançados tinham um atributo em comum, eram de aplicação mais simples e, para muitos deles, os consumidores não necessitariam do auxílio de um especialista, público para o qual a Vedacit sempre direcionava sua comunicação.

Solução

Como uma marca de impermeabilizantes pode se aproximar mais do consumidor não especialista? Esta foi a pergunta que guiou todo o projeto. Ao entrevistarmos a equipe de marketing e de desenvolvimento de produtos da Vedacit, percebemos que o momento propiciava uma grande oportunidade de inovação de produtos e de comunicação.

Levando isso em conta, a aplicação dos produtos se tornou o foco das embalagens e da estratégia de comunicação. Baseado em um recurso de design, gameficamos as informações sobre a aplicação dos produtos da Vedacit desenvolvendo um ícone que mostra o grau de dificuldade de aplicação de cada produto, o APLICÔMETRO.

A partir desse desenvolvimento, criamos o conceito da campanha A GENTE INOVA, VOCÊ APLICA.

 

As mudanças de direcionamento na comunicação eram grandes! Apenas colocar as embalagens no ponto de venda não seria suficiente para destacar a grandiosidade do projeto. A recomendação foi criar uma estratégia da campanha de comunicação dos produtos, considerando que, além de iniciar uma conversa com um novo público, era preciso melhor informá-lo sobre as facilidades de aplicação, conscientizar sobre a importância da impermeabilização e, principalmente, empoderar o consumidor, capacitando-o a fazer sozinho.

O APLICÔMETRO, destacado nas embalagens, mostra como é fácil aplicar e convida os usuários a acessarem o hotsite da campanha. Lá, as pessoas obtêm recomendações claras sobre a quantidade de ferramentas e grau de dificuldade da aplicação, acessam vídeos tutoriais mostrando, passo a passo, como utilizar o produto e para quais aplicações eles são indicados. A indicação de uso foi facilitada, pois toda a navegação do hotsite é feita em uma casa virtual, a CASA VEDACIT. Esse recurso habilita os usuários a transitarem entre as partes internas e externas da casa e a identificarem os problemas.

As redes sociais da Vedacit assumiram uma nova dinâmica, muito mais próxima e com linguagem simples, capaz de dialogar de forma clara e ágil.

 

O lançamento oficial dos produtos foi feito na FEICON BATIMAT, uma das maiores feiras do setor da construção. Nela, a CASA VEDACIT pôde ser experienciada em um ambiente que simulava uma casa. Nesse espaço, todos puderam ver como é fácil aplicar os novos produtos da Vedacit. De um rodapé com infiltração, à prevenção de limo no rejunte do banheiro, todas as situações exploradas na comunicação puderam ser vivenciadas.

A campanha teve duração de três meses, com divulgação no Facebook, Youtube e Instagram.

Os novos produtos estão disponíveis nas lojas especializadas e no e-commerce. Todo o conteúdo da campanha e o hotsite continuam ativos, esclarecendo sobre a importância e facilidade da impermeabilização. Esse investimento deixa claro que, apesar da Vedacit ser uma empresa octogenária, o espírito inovador nunca esteve tão presente, materializado nos produtos fabricados e, principalmente, na forma com a qual ela protege a casa de seus consumidores.