Cultura criativa: como um profissional pode impulsionar a inovação nas empresas?

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Após o texto sobre Design Social, continuamos a nossa série de artigos abordando mais um importante eixo temático discutido no festival South by Southwest (SXSW) deste ano: cultura criativa.

Talvez você já saiba disso, mas a cultura de uma empresa é fundamental para seu crescimento. É a partir dela que profissionais de diferentes equipes sabem como devem se comportar e quais valores precisam ser seguidos. Assim, uma cultura que estimule a criatividade em seus funcionários possibilita a origem de múltiplas ideias e abre um caminho mais fácil de ser trilhado em direção à inovação.

Mas como garantir isso nas organizações? No SXSW, o designer David Aycan deu algumas dicas. Sua companhia, a consultoria de inovação IDEO, realizou um estudo com mais de 200 marcas e chegou às seis qualidades essenciais que precisam ser desenvolvidas para impulsionar a inovação e a criatividade. Saiba um pouco mais sobre cada uma delas abaixo:

1.Propósito

Tudo começa com propósito. Ter um faz toda diferença e quanto antes você descobrir o seu, melhor. Afinal, é difícil saber onde depositar sua energia se você não sabe o que te motiva ou onde quer chegar. Profissionais precisam estar cientes do seu propósito e dos objetivos de uma empresa para entenderem como podem contribuir com seu trabalho. O propósito inspira a tomada de decisões e, quando está claro o suficiente, aumenta o rendimento das equipes.

Para o Grupo Algar, por exemplo, nenhuma estratégia sobrevive sem um propósito forte. Por isso, a organização adotou o slogan “Gente servindo gente”, que existe há 87 anos e funciona como um direcionamento para o trabalho de todos os funcionários.

2.Olhar além

Depois de conhecer o seu propósito, o próximo passo é entender os consumidores, o mercado e as tecnologias existentes que podem impactar positivamente seu serviço. Ou seja, é necessário ter uma visão ampla do negócio para agir da melhor maneira possível. Lembra do nosso artigo sobre Design Thinking? Aqui também é fundamental trazer para a discussão diferentes equipes com interpretações variadas sobre uma questão.

3.Experimentação

Cada vez mais a experimentação é bem vista pelas grandes organizações. Por isso, muitos profissionais aprendem que é importante correr riscos e testar diferentes ideias, ainda que nem todas deem certo. Em vez de serem reprimidos, os erros precisam ser enaltecidos, porque deixam a pessoa mais perto dos acertos.

No contexto empresarial, o ideal é criar e ajustar rapidamente no lugar de planejar por um período longo demais. Quem não está experimentando e errando também não está fazendo nada, e nenhuma inovação consegue nascer nessas condições.

4.Colaboração

Profissionais com diferentes competências e de áreas distintas auxiliam o crescimento da empresa e trazem novos olhares que aumentam as chances de encontrar soluções para problemas.

Para o Experience Design Manager do Airbnb, Steve Selzer, as pessoas atualmente estão se isolando de opiniões contrárias às suas. Isso impede o confronto e algum tipo de crescimento resultante do embate. Por isso, Selzer estimula a colaboração entre equipes e nota que, na maior parte das vezes, aquelas que estão mais abertas ao confronto construtivo se destacam mais.

JUN - 07-06

5.Empoderamento

Já se foi o tempo de chefes autoritários que controlam todo o poder e tiram a autonomia de suas equipes. Uma cultura criativa necessita de profissionais sempre motivados e com a liberdade de ajudar nos processos e nas tomadas de decisão. Só assim eles se sentirão à vontade para participar e apresentar suas ideias inovadoras.

Logo, líderes devem criar ambientes de trabalho que incentivem esse comportamento e funcionários precisam aproveitar o poder que têm para evoluir profissionalmente.

6.Refinamento

Após desenvolver todas as qualidades citadas neste artigo, o último passo para impulsionar a inovação e a criatividade é refinar, ou seja, identificar o que há de melhor no seu trabalho e no da sua empresa. Dessa forma fica mais fácil usar suas características a seu favor e reconhecer as áreas que são mais estratégicas para o crescimento da empresa .

Profissionais que tiverem em mente essas qualidades estarão mais preparados para o mercado e terão plena capacidade de integrarem uma cultura criativa que realmente fortaleça uma organização.

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